O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) liderou, nesta segunda-feira, 5 de abril, um roadshow na Embaixada do Brasil em Portugal. Trata-se de um evento itinerante para apresentar os financiamentos disponíveis para investimentos em saneamento ambiental.
A iniciativa reuniu autoridades brasileiras e europeias, investidores, instituições financeiras, representantes de órgãos reguladores e empresários interessados em projetos de infraestrutura sustentável no Brasil. O secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, destacou que a vinda à Portugal ajudou a entender como o país superou desafios ainda enfrentados no Brasil, especialmente na governança e na articulação entre os entes federativos:
“A longa relação histórica entre Brasil e Portugal nos aproxima, mas é olhando para o presente que identificamos oportunidades concretas para cooperação técnica e ampliação de investimentos. Portugal nos inspira pela velocidade com que avançou em áreas como saneamento e resíduos e queremos aprender com essa trajetória para aplicar soluções compatíveis com a nossa realidade”
O embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, explicou como o sistema de concessões no país, com a análise e aprovação pelo Tribunal de Contas da União, oferece um ambiente de transparência e segurança para os empreendimentos:
“São empresários portugueses com grandes investimentos no Brasil que declaram, aqui na Europa, que o país tem segurança jurídica. Eles estão há anos [investindo] e nunca tiveram um contrato rescindido, ou qualquer problema nos seus investimentos”
A agenda do Benchmarking Internacional Saneamento e Resíduos Itália–Portugal começou na semana passada em Milão, na Itália, e segue para a cidade do Porto, em Portugal. A programação prevê visitas técnicas a sistemas de tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos e estações de tratamento de águas residuais.
Fonte: Brasil 61
Leave a Reply